1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Estilo de Vida
  6. >
  7. Dicas de iluminação: conforto e funcionalidade para a sua casa
  1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Estilo de Vida
  6. >
  7. Dicas de iluminação: conforto e funcionalidade para a sua casa

Dicas de iluminação: conforto e funcionalidade para a sua casa

Luzes amarelas ou brancas? Luminária de teto ou de chão? Como iluminar o jardim? Veja o que considerar na hora de pensar no projeto luminotécnico.

10/05/2021 - 19h45min - Estilo de Vida

A iluminação é um aspecto fundamental a se observar na hora de decorar a casa. Um bom projeto luminotécnico, especificando os pontos de iluminação, tipo de lâmpadas, luminárias e outros detalhes, é capaz de trazer muito mais conforto, funcionalidade e estilo ao seu lar. Separamos aqui algumas dicas para essa etapa imprescindível do design de interiores.

Cor das lâmpadas

A cor das lâmpadas utilizadas pode fazer uma grande diferença no ambiente, tornando-o mais funcional ou mais aconchegante, dependendo do seu objetivo. De forma geral, as luzes mais amareladas são indicadas para a sala e os quartos de dormir, pois tendem a deixar o cômodo com uma atmosfera mais acolhedora e intimista. Já a luz branca é normalmente utilizada em lugares onde é necessário haver mais claridade, como a cozinha e o escritório.

Pontos de iluminação

Em um projeto luminotécnico, criar diversos pontos de iluminação é interessante tanto pela questão funcional, para iluminar pontos estratégicos que auxiliam no dia a dia dos moradores daquela casa, quanto do ponto de vista estético, pois permitem valorizar determinadas áreas do ambiente ou criar um clima mais intimista, por exemplo. Os pontos de iluminação podem ser criados de diversas maneiras, como com abajures, arandelas, pendentes ou luminárias de chão.

Além disso, um forro de gesso no teto é um grande aliado para criar os mais diferentes tipos de iluminação, com o uso de luminárias embutidas, spots, sancas e fitas de LED. É possível embutir ainda fitas de LED na marcenaria, como a cabeceira da cama, ajudando na ambientação durante a noite, com uma luz mais suave.

Áreas externas

Não é porque estão repletas de luz natural durante o dia que as áreas externas devem ser deixadas de lado em um projeto luminotécnico. A luz artificial pode ajudar a deixar seu jardim, varanda ou qualquer outro espaço aberto mais bonito e mais seguro, além de torná-lo mais agradável de frequentar à noite.

As plantas podem receber lâmpadas para dar um charme a mais no local, além de iluminar o caminho em um jardim, por exemplo, e melhorar a segurança nas áreas externas. Se você tem no local um espelho d’água, piscina ou outros pontos de água, pode também utilizar luzes para iluminação subaquática, que dão um efeito todo especial.

Luzes inteligentes

Se você gosta de praticidade, outra dica é investir em lâmpadas inteligentes, que permitem automatizar a iluminação, com sensores de presença e controle por meio de smartphone ou assistente de voz.  

Os projetos luminotécnicos na Tamboré

Para a Tamboré Urbanismo, a iluminação é parte fundamental de um empreendimento. Por isso, trabalha com parceiros especializados, que fazem do projeto luminotécnico um atrativo a mais nos seus loteamentos. Clique aqui para saber mais.

 



Leia também

  • Entenda como as plantas podem melhorar a sua qualidade de vida

    saiba mais
  • Conheça algumas opções de plantas para enfeitar o seu jardim

    saiba mais
  • As aves de Tamboré: conheça as espécies que enfeitam os céus da região

    saiba mais
  • Saiba o que considerar no paisagismo da sua casa

    saiba mais
  • 5 dicas para não errar na hora de decorar a casa

    saiba mais
Compre
seu
Lote
Email
Compre seu lote
Email