1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Estilo de Vida
  6. >
  7. Saiba o que considerar no paisagismo da sua casa
  1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Estilo de Vida
  6. >
  7. Saiba o que considerar no paisagismo da sua casa

Saiba o que considerar no paisagismo da sua casa

Um projeto paisagístico deve ir além das flores e plantas, fazendo das áreas externas espaços de conforto, descanso e bem-estar.

10/05/2021 - 19h12min - Estilo de Vida

Ter um belo jardim, arborizado e florido, com espaços de lazer e descanso para toda a família é o sonho de muita gente, principalmente de quem mora em casa. Uma área externa com um paisagismo bem executado é mesmo capaz de trazer inúmeros benefícios ao bem-estar e à qualidade de vida de quem a frequenta. Veja abaixo algumas dicas para ter em mente na hora de pensar no seu projeto paisagístico.

Escolha as espécies corretas

Para ter um jardim bonito e sempre bem cuidado, é importante escolher as melhores espécies de plantas e flores para compô-lo. Vale ressaltar que essa não é uma escolha simplesmente estética. Conhecer o terreno, o clima e a incidência da luz do sol no jardim é fundamental para chegar às opções mais adequadas para cada ponto.

Uma dica interessante é investir em plantas nativas da região onde você vive. Além de haver opções muito bonitas, elas ajudam na preservação do ecossistema, e a sua manutenção tende a ser mais fácil, uma vez que elas se adaptam naturalmente ao ambiente, exigindo menos regas e adubo.

Programe a manutenção

Seja qual for o tamanho do seu jardim, ele precisa ser irrigado e adubado de tempos em tempos. É importante, portanto, saber qual é a necessidade de cada tipo de planta, para que essas ações sejam realizadas no momento correto, mantendo as espécies bem cuidadas. Hoje os sistemas de automação residencial permitem programar e controlar remotamente a irrigação, tornando esse processo ainda mais prático.

Invista em um jardim vertical

Uma simples parede pode se transformar em um charmoso jardim vertical. O melhor é que esse artifício pode ser utilizado em qualquer lugar: desde um amplo jardim até uma pequena varanda, e até mesmo em áreas internas. As flores e plantas podem ser colocadas em floreiras ou outro tipo de estrutura que ofereça suporte a elas na parede.

Vá além do verde

Quando se fala em paisagismo, é comum pensar somente nas áreas verdes, porém há diversos outros elementos que devem compor uma área externa. É possível criar, por exemplo, uma área de descanso com uma mesa e algumas cadeiras ou até mesmo espreguiçadeiras e outros móveis adequados para esse tipo de local.

Dependendo do tamanho da área, vale também fazer caminhos para um passeio em meio às plantas, espelhos d’água e fontes. A água, por sinal, é capaz de transformar um projeto paisagístico, mas sua importância não se resume à questão estética. Até mesmo o barulho suave da água traz paz e tranquilidade, além de tornar o ambiente mais acolhedor.

Não esqueça da iluminação

Um jardim, quintal ou qualquer outra área externa deve ser bem iluminada para ser agradável também à noite. Luzes colocadas da maneira correta nas próprias plantas, espelhos d’água e outros pontos também podem ajudar a criar uma atmosfera aconchegante, além de deixar o local mais seguro.

O paisagismo na Tamboré

Nos loteamentos da Tamboré Urbanismo, o paisagismo ganha lugar de destaque, com suas áreas verde, de descanso, lazer e muito mais. Clique aqui para conhecer.

Leia também

  • Entenda como as plantas podem melhorar a sua qualidade de vida

    saiba mais
  • Conheça algumas opções de plantas para enfeitar o seu jardim

    saiba mais
  • As aves de Tamboré: conheça as espécies que enfeitam os céus da região

    saiba mais
  • Dicas de iluminação: conforto e funcionalidade para a sua casa

    saiba mais
  • 5 dicas para não errar na hora de decorar a casa

    saiba mais
Compre
seu
Lote
Email
Compre seu lote
Email