1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Tamboré e as cidades
  6. >
  7. Uberlândia, a joia do Triângulo Mineiro
  1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Tamboré e as cidades
  6. >
  7. Uberlândia, a joia do Triângulo Mineiro
fonte: Site Prefeitura de Uberlândia

Uberlândia, a joia do Triângulo Mineiro

O município é conhecido por sua culinária típica e variedade cultural. Região acomoda um dos empreendimentos mais importantes da Tamboré Urbanismo, o Tamboré Uberlândia.

04/02/2021 - 20h11min - Tamboré e as cidades

Localizado no Triângulo Mineiro, do Estado de Minas Gerais, o município de Uberlândia tem sua origem relacionada à ocupação de bandeirantes no século XIX. Como muitas cidades, ela nasceu em torno de uma capela e já levou o nome de São Pedro de Uberabinha, que se tornou município em 1888. Uberlândia ganhou essa nomenclatura apenas em 1929. A região é conhecida pela beleza natural dos cerrados e sua tradicional comida mineira, que deixa qualquer visitante com água na boca.

Tradições culturais são marcos na cidade. O Congado de Uberlândia é uma das maiores festas da região. O festejo data o ano de 1874, quando os negros escravizados (e impossibilitados de realizar seus ritos religiosos) se reuniam em um local distante para cantar, dançar e bater caixa, venerando à Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos negros, e ao São Benedito, suplicando pela libertação da escravidão. Atualmente, a tradição acontece com a formação dos Ternos de Congado, na qual pessoas visitam devotos para rezar o terço, além de leilões para arrecadar recursos para a festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário e ao São Benedito. Durante a celebração, há desfiles de grupos, realização da tradição do trança-fitas e apresentações com tambores e procissão. 

Comida mineira

Quem visita Uberlândia não pode deixar de provar a famosa culinária regional. O Mercado Municipal é uma ótima opção, já que concentra diversas opções. Inaugurado em 1944, o espaço, também conhecido como “Mercado Velho”, conta com as mais conhecidas delícias mineiras, como petiscos, doces e bebidas típicas. Na Avenida Rondon Pacheco, o visitante também vai se deliciar com a variedade de comida. Considerado o principal corredor culinário de Uberlândia, o local possui aproximadamente 60 restaurantes.

Muita cultura histórica

Quer conhecer a história indígena no Brasil? Então visite o Museu do Índio, que apresenta cerca de 2.500 peças que percorrem por diversos momentos históricos do nosso País. O espaço ainda oferece oficinas e cursos sobre o tema para quem deseja saber mais sobre os detalhes da cultura indígena. Durante sua visita à Uberlândia, dê um pulo no Teatro Municipal Oscar Niemeyer, projetado pelo arquiteto que dá nome à obra. No local, são realizados os principais espetáculos da cidade. Seu projeto arquitetônico moderno e arrojado é um espetáculo à parte. Muitas pessoas visitam o local apenas para contemplar sua beleza e peculiaridades. Ainda no trajeto cultural, o Museu Universitário de Arte – MUnA traz exposições, pinturas e artes visuais de renomados artistas. Por fim, não deixe de conhecer a Igreja do Espírito Santo do Cerrado, um dos principais pontos turísticos de Uberlândia. Com um desenho arquitetônico imponente, o local foi construído por meio de mutirão, tonando-se um orgulho para os moradores. De tão importante, a igreja foi tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico Cultural de Minas Gerais (IEPHA).

Contemple a natureza

Com 1,8 milhão de m2 e uma grande área nativa, o Parque do Sabiá também conta com um zoológico. Por lá, há aproximadamente 300 tipos de plantas e 200 espécies de animais. Um dia de sol no local vai garantir momentos de muita diversão em família e amigos. Para admirar a natureza ou até mesmo se refrescar, a opção é a Cachoeira do Sucupira, que contempla uma vista que inspira paz.

Tamboré Uberlândia

Repleta de áreas verdes e de paisagismo, a Tamboré Uberlândia prioriza o convívio do morador com a natureza. A infraestrutura surpreende com opções de campo de futebol Society, Family Space, quadra de Beach Tennis, sauna, quadra poliesportiva e muito mais. Com lotes de 360 m2 a 582 m2, o empreendimento está localizado na melhor região da cidade. Saiba mais.


Leia também

  • Segurança é prioridade número um na Tamboré Urbanismo

    saiba mais
  • Barretos , a cidade da Festa do Peão de Boiadeiro e de muita história

    saiba mais
  • Tamboré Barretos e Tamboré Presidente Prudente realizam Drive Tour

    saiba mais
  • Bike sharing: mais saúde e sustentabilidade no Tamboré Uberlândia

    saiba mais
  • Entenda a importância da destinação correta dos resíduos

    saiba mais
Compre
seu
Lote
Email
Compre seu lote
Email
\