1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Arquitetura e Urbanismo
  6. >
  7. Urbanismo: o que é e por que é importante para a sociedade?
  1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Arquitetura e Urbanismo
  6. >
  7. Urbanismo: o que é e por que é importante para a sociedade?
Tamboré 11 - Santana do Parnaíba - SP
Tamboré 11 - Santana do Parnaíba - SP

Urbanismo: o que é e por que é importante para a sociedade?

Espaços urbanos planejados proporcionam infraestrutura, desenvolvimento econômico e qualidade de vida aos seus moradores. Entenda o papel do urbanismo na vida das pessoas.

30/06/2020 - 18h06min - Arquitetura e Urbanismo

Planejar espaços urbanos para facilitar a vida das pessoas. Essa é, em resumo, a proposta do urbanismo, área do conhecimento que estuda as relações entre a sociedade e o espaço em que ela está inserida. O urbanismo surgiu após a revolução industrial, no fim do século XIX e início do século XX. Nesse momento, as cidades – principalmente os grandes centros urbanos – passavam por profundas transformações causadas pelo rápido aumento populacional, e era necessário repensá-las.


Hoje, ele é empregado em todo o mundo para tornar a vida das pessoas mais prática e agradável, trazer mais qualidade de vida, manter a sociedade em pleno funcionamento, além de prezar pela sustentabilidade do planeta. Entenda quais os benefícios que o urbanismo pode trazer para as pessoas, condomínios, bairros e cidades.


Qualidade de vida e sustentabilidade

Um ambiente urbano planejado prevê ruas arborizadas, áreas verdes e de lazer que possam ser utilizadas pelas pessoas, como parques, áreas de lazer, praças e outros espaços de uso livre. Além disso, os empreendimentos pensados dentro do conceito do urbanismo sustentável, caso de todos os projetos assinados pela Tamboré Urbanismo, são construídos de forma a causar o menor impacto possível ao meio ambiente, preservando a fauna e flora local. Arquitetos urbanistas também pensam na acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência, entre outros, para que todos possam usufruir da cidade por igual.


Infraestrutura

Crescer de forma desordenada é um problema, pois quando a população aumenta rapidamente, é comum que não haja infraestrutura para acomodar tanta gente. Por isso um planejamento adequado prevê as demandas que podem surgir com o desenvolvimento, com o objetivo de oferecer soluções para as necessidades dos moradores, como integração com áreas verdes, espaços reservados ao lazer, estrutura de água, esgoto, energia, entre outros.



Segurança

Espaços urbanos fechados também permitem que as pessoas convivam mais em áreas comuns, como ruas, calçadas e praças. Isso, em grande parte, porque um ambiente seguro promove mais liberdade para cada morador e acaba por eliminar a necessidade de fazer grades e muros ao redor das casas. Dessa forma, o urbanismo promove experiências de convívio que integram as pessoas, contribuindo para a qualidade de vida de todos.


Mobilidade

Um lugar bom para viver é também aquele de onde os moradores podem chegar facilmente onde precisam. Sendo assim, é importante ter fácil acesso a grandes centros, com estrutura de transporte, comércio e serviços, incluindo saúde e educação. 



Desenvolvimento econômico

Outra vantagem dos espaços planejados é que eles estão mais preparados para crescer e fazer a economia girar. Ao distribuir de forma adequada as áreas empresariais, de comércio e de serviços, o urbanismo estimula a geração de empregos e a atividade econômica local.


A Tamboré Urbanismo

Pensar os espaços urbanos e seu entorno para transformar as regiões em que está inserida é a essência do trabalho da Tamboré Urbanismo. A empresa, que começou sua atuação no bairro Tamboré, na região metropolitana de São Paulo, hoje continua em plena expansão, levando o DNA Tamboré para outras cidades brasileiras. Visite nosso site para saber mais.