1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Diferenciais Tamboré
  6. >
  7. Projeto luminotécnico: o que é e para que serve?
  1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Diferenciais Tamboré
  6. >
  7. Projeto luminotécnico: o que é e para que serve?
Clube - Tamboré Jaguariúna - SP
Clube - Tamboré Jaguariúna - SP

Projeto luminotécnico: o que é e para que serve?

Entenda como a iluminação pode fazer diferença em um ambiente e saiba como a Tamboré Urbanismo conduz os projetos luminotécnicos de seus empreendimentos.

30/06/2020 - 18h56min - Diferenciais Tamboré

A forma como a luz artificial é utilizada em um espaço pode ajudar a torná-lo mais funcional, bonito e aconchegante, além de proporcionar a melhor eficiência energética. Na arquitetura, o que faz isso acontecer é o projeto luminotécnico. 


Em seus empreendimentos, a Tamboré Urbanismo busca ter a melhor iluminação para cada ambiente, seja ele interno ou externo, como portaria, clubes, praças, ruas e outros espaços de uso comum. Sobretudo à noite, um bom projeto luminotécnico é capaz de fazer toda a diferença, criando experiências únicas para os moradores e visitantes do empreendimento.


Entenda melhor qual a importância de planejar a utilização da luz em diferentes espaços.


A iluminação nos ambientes internos

Nos espaços internos, um bom projeto luminotécnico é capaz de criar diferentes cenários em um mesmo ambiente, além de ressaltar pontos e elementos especiais da decoração. Para que tudo isso funcione da melhor forma, devem ser levadas em consideração a arquitetura e a decoração do ambiente, como os móveis e as cores utilizadas. É no projeto luminotécnico que estarão previstas a localização e as especificações de todos os pontos elétricos, lâmpadas e luminárias.


A iluminação nos ambientes externos


A iluminação também tem um papel fundamental nas áreas externas, como em ruas, praças, alamedas, entre outros espaços urbanos. O uso adequado da luz artificial nesses espaço ajuda a torná-los mais seguros, além de criar belos cenários noturnos. Nesses locais, a iluminação também ajuda a definir diferentes setores em um mesmo espaço e a área onde as pessoas devem circular.





Economia e sustentabilidade

Um fator fundamental de um projeto luminotécnico é a economia, uma vez que a energia elétrica será um custo efetivo para os moradores ou proprietários de um empreendimento. Nesse sentido, as lâmpadas de LED ganham grande destaque: são duráveis, de alta qualidade e mais econômicas. Portanto, mesmo que o investimento inicial seja mais alto, pois as lâmpadas de LED em geral são mais caras dos que as convencionais (gastam cerca de 30% menos energia que as fluorescentes), esse gasto acaba compensando no médio e longo prazo.


Além disso, as lâmpadas de LED duram mais tempo. Em média, sua vida útil é de 25 mil horas, ou seja, se ficar acesa todos os dias durante 5 horas, uma lâmpada de LED pode ser utilizada, em teoria, por cerca de 14 anos. Já as lâmpadas fluorescentes têm uma duração média de 8 mil horas, em tese o equivalente a pouco mais de 4 anos com as mesmas 5 horas diárias de uso.


Outra vantagem das lâmpadas de LED é a sustentabilidade: elas são recicláveis e fáceis de serem descartadas. As lâmpadas fluorescentes, por outro lado, contêm mercúrio e outros metais pesados, representam perigo para nossa saúde, por isso requerem maior cuidado no descarte.


Um bom exemplo de utilização da iluminação a LED é o residencial Tamboré Uberlândia, hoje em construção, que terá lâmpadas desse tipo em todas as suas áreas comuns, internas e externas.


Os projetos luminotécnicos na Tamboré Urbanismo

Para que os projetos luminotécnicos dos espaços comuns de seus empreendimentos ofereçam sempre a melhor experiência aos moradores e visitantes, a Tamboré Urbanismo conta com escritórios parceiros altamente especializados. Os escritórios luminotécnicos estão sempre atualizados em relação às principais tendências, produtos e fornecedores, sendo, portanto, capazes de oferecer as melhores soluções.


?Para saber mais sobre a Tamboré Urbanismo e seus empreendimentos, acesse nosso site.


Leia também

  • Conheça os diferenciais dos clubes de Tamboré

    saiba mais
  • O paisagismo da Tamboré: para além do verde em nossos loteamentos

    saiba mais
  • Tamboré Uberlândia: um projeto paisagístico para o bem-estar

    saiba mais
  • Family space: ainda mais lazer e conforto para os visitantes

    saiba mais
  • Cinema ao ar livre: nostalgia e integração nos empreendimentos Tamboré

    saiba mais
Compre
seu
Lote
Email
Compre seu lote
Email
\