Vai ter seu primeiro pet? Veja algumas dicas para esse momento
Providenciar uma cama, pratinhos para água e ração e brinquedos para o seu animalzinho são alguns dos preparativos necessários para os primeiros dias dele na nova casa.
07/03/2023 - 20h16min - Estilo de Vida
Cães, gatos e outros animais de estimação são grandes companheiros, e quem mora em uma casa tem a vantagem de dar aos pets mais liberdade e a oportunidade de fazer atividades ao ar livre. Hoje em dia, muitos loteamentos fechados têm até mesmo pet space, espaços feitos especialmente para que os bichinhos possam correr, brincar e se exercitar.
Mas ter um animalzinho em casa exige muita dedicação, e quem está pensando em adotar o seu melhor amigo deve antes preparar o ambiente e saber o que fazer para que a adaptação dele ao novo lar e à sua família humana seja tranquila. Veja algumas dicas.
Prepare um canto para o seu novo amigo
Seu pet vai precisar de lugar para dormir, comer e fazer suas necessidades. O dormitório pode ser uma caminha, almofada ou casinha. Nos primeiros dias é recomendável que ele durma junto com um humano, para que ele não se sinta muito sozinho. Se você não quiser que ele fique na sua cama, pode montar esse cantinho no chão do seu quarto. Ouvir a sua respiração já será um conforto para ele.
É importante também providenciar comedouro, bebedouro e ração antes da chegada do pet, para que ele tenha tudo o que precisa a seu dispor. Já o banheiro do animal deve ficar longe da comida, em um lugar mais isolado.
Providencie brinquedinhos
Não há como culpar um animal por morder ou arranhar os móveis e outros itens da casa onde ele acabou de chegar. Lembre-se de que os bichinhos não sabem o que é certo ou errado para nós, humanos. Se tudo o que ele encontrar para morder for o pé da mesa ou o sapato do dono, é isso que ele vai fazer. Portanto, se você adotou um novo pet, deixe à disposição dele brinquedos próprios, que ele vai poder destruir à vontade. Assim ele vai se adaptar mais facilmente às regras da casa.
Escolha o melhor momento
É normal que um animalzinho que acabou de ser retirado de um ambiente que era familiar a ele, principalmente quando filhote, esteja assustado e inseguro na nova casa. Sendo assim, é esperado que ele chore e se sinta um pouco perdido. O ideal, portanto, é que ele tenha toda a atenção da sua nova família humana nesse período de adaptação. Dessa forma, se for possível, opte por levá-lo para casa durante as férias ou, pelo menos, no fim de semana.
Venha para um Tamboré
Os loteamentos da Tamboré Urbanismo têm espaço de sobra para você ter animais de estimação - e muitos deles contam, inclusive, com pet space. Visite nosso site para conhecer os empreendimentos.