Saiba como adotar o consumo consciente na sua rotina
Produção, logística e descarte são alguns dos processos que devem ser avaliados para uma decisão de compra mais sustentável.
07/03/2023 - 20h34min - Saúde e Bem Estar
Você já parou para pensar no impacto que tudo aquilo que você consome tem no meio ambiente? Desde a extração dos recursos naturais, passando pelos processos industriais e logísticos, até a forma como cada item é descartado após o uso, tudo isso gera resíduos, emissões CO2 na atmosfera e acarreta outros males ao planeta.
A prática de pensar sobre a forma como consumimos e avaliar melhor os produtos e serviços antes de adquiri-los para assim fazer escolhas mais sustentáveis é chamada de consumo consciente. Veja algumas dicas para aplicar esse conceito no seu dia a dia.
Entenda o processo de produção e a logística do produto
Procure sempre saber sobre os processos envolvidos na fabricação do produto desejado e no caminho que ele faz até chegar a você. Por exemplo: itens importados costumam gerar mais impacto ao meio ambiente por conta da logística. Optar por marcas com produção nacional, portanto, tende a ser mais sustentável. Mas só isso não é garantia de um processo eco-friendly: também é importante saber se a empresa preza pela sustentabilidade na cadeia produtiva, respeita os direitos trabalhistas dos seus colaboradores e adota outras boas práticas.
Demore para comprar
Na era da internet e das redes sociais, somos o tempo todo bombardeados por anúncios que nos levam a comprar por impulso, sem pensar na real necessidade que temos de determinado produto ou serviço ou ainda se aquela marca é mesmo a melhor escolha. Uma dica, portanto, é não se apressar. Se possível, espere alguns dias e, enquanto isso, avalie se a compra é mesmo necessária, pesquise sobre a empresa e sua forma de trabalhar para então tomar sua decisão.
Avalie a melhor forma de fazer a compra
Comprar online pode até parecer a melhor opção, uma vez que você não precisa se deslocar até uma loja. No entanto, há sempre alguém responsável por fazer esse produto chegar até você, como uma transportadora, os Correios ou um entregador de aplicativo. Isso sem falar que esse envio requer o uso de uma embalagem extra para o transporte. Portanto, se você tem a opção de usar meios de locomoção mais sustentáveis, como a bicicleta, ou até mesmo ir a pé até uma loja física, o impacto ao meio ambiente será menor.
Evite muitas embalagens e sacolas
O ideal é optar por produtos que usam menos embalagens e, sempre que possível, escolher aqueles que têm embalagens retornáveis ou a opção de refil para futuras compras. Para levar um produto para casa, vale também apostar nas ecobags para substituir as sacolas de plástico oferecidas pela loja ou supermercado.
Pense no descarte
Todo produto tem uma vida útil. Portanto, é importante pensar no que será feito quando você não quiser mais o item, ou quando ele não tiver mais utilidade. Dependendo do que for, é possível doar ou revender. Quando isso não for uma opção, é importante saber qual a melhor forma de descartá-lo: se no lixo comum ou reciclável, ou se ele tem um sistema de logística reversa próprio, como é o caso de pilhas e baterias.
Conheça a Tamboré Urbanismo
Uma vida mais sustentável tem tudo a ver com morar bem e perto da natureza. Conheça a Tamboré Urbanismo e seus loteamentos presentes em diversas cidades brasileiras. Visite nosso site.