1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Sustentabilidade
  6. >
  7. Sustentabilidade: produtos que ajudam no uso racional de água
  1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Sustentabilidade
  6. >
  7. Sustentabilidade: produtos que ajudam no uso racional de água
vetor criado por upklyak - br.freepik.com

Sustentabilidade: produtos que ajudam no uso racional de água

Escassez de água no planeta exige mudanças no consumo para que as gerações atual e futura tenham acesso ao recurso natural

29/10/2020 - 16h40min - Sustentabilidade

O planeta Terra, apesar do nome, é composto por mais de 70% de água. Mesmo com essa abundância, apenas 3% do recurso natural é doce, e somente um terço dela é acessível, sendo que sua escassez aumenta a cada dia. Esse é um dos grandes desafios da humanidade. De acordo com perspectivas da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, se não houver mudanças significativas, aproximadamente 4,4 bilhões de pessoas em todo o mundo viverão com acesso limitado à água. Para mudar esse cenário, é preciso que cada um incorpore novos hábitos de consumo, visando o uso racional e sem desperdícios. Dentro de casa, conte com produtos mais eficientes para ajudar nessa importante missão.


Bacias sanitárias com sistema dual flux

Trata-se de um sistema de caixa acoplada com duplo acionamento de descarga. O produto tem um potencial de economizar até 60% de água a cada acionamento. Graças ao seu design, o usuário é induzido a utilizar corretamente, já que há dois botões disponíveis: um para dejetos líquidos, com menos saída de água, e outro para sólidos, com a descarga completa. Segundo Maria Constantino, engenheira ambiental, uma pessoa demanda a descarga ao menos quatro vezes por dia. No mês, o consumo é de 1100 litros. Com o sistema de bacia dual flux, esse número cai para 450 litros mensalmente. “Quando pensamos que a água é o recurso mais escasso que existe natureza, o produto ajuda, de forma muito simples, a economizar quantidades significativas”, reforça.


Temporizador de torneiras

Muito comum em espaços públicos, esse produto possui mecanismos que permitem a abertura da torneira por poucos segundos, fechando-a automaticamente. Há diferentes modelos com temporizador, a exemplo do acionamento manual ou com sensor de mão. Além de evitar o desperdício, a peça gera importante economia de água, inclusive na conta do fim do mês. Outra versão do produto pode ser instalada no chuveiro para, após os minutos pré-determinados, o banho seja encerrado automaticamente. 


Arejador de torneiras

Com objetivo de diminuir o consumo de água que sai da torneira, o arejador atua de forma simples, misturando o ar com a água, reduzindo seu fluxo. A sensação de volume, porém, é mantida, garantido o conforto do usuário. “De baixo custo, o arejador de torneiras gera uma importante economia, sem precisar de qualquer esforço adicional dos moradores da casa”, comenta Maria. Para se ter uma ideia, em uma torneira com capacidade de vazão de 13,8 litros por minuto, o produto reduz até 6 litros por minuto. Trata-se de uma economia de aproximadamente 50%. 


Sustentabilidade em empreendimentos

Atenta às questões ambientais do planeta, a Tamboré Urbanismo opta pela utilização de produtos que ajudam no uso racional da água. Aqui, prioriza-se o respeito ambiental em cada projeto desenvolvido. Atualmente, a Tamboré atua como co-gestora de uma das maiores reservas biológicas em perímetro urbano do país, a Reserva Biológica Tamboré.


Leia também

  • Bike sharing: mais saúde e sustentabilidade no Tamboré Uberlândia

    saiba mais
  • Entenda a importância da destinação correta dos resíduos

    saiba mais
  • Sustentabilidade: por que ela é tão importante?

    saiba mais
  • Natureza, lazer e conforto se integram no Clube Tamboré Jaguariúna

    saiba mais
  • Traçado urbanístico: o que é levado em conta em um Tamboré?

    saiba mais
Compre
seu
Lote
Email
Compre seu lote
Email
\