1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Tamboré e as cidades
  6. >
  7. Conheça e encante-se por Jaguariúna
  1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Tamboré e as cidades
  6. >
  7. Conheça e encante-se por Jaguariúna

Conheça e encante-se por Jaguariúna

Cidade também é reconhecida por seu valor cultural e histórico

26/02/2021 - 16h32min - Tamboré e as cidades

Jaguariúna tem sua história marcada pelas mais de três décadas sendo palco do Jaguariúna Rodeo Festival, festa anual que reúne mais de 300 mil pessoas de todo o país, movimentando a economia local e gerando dezenas de milhares de empregos. Localizada a pouco mais de 100 km de São Paulo, a cidade também carrega momentos importantes da história do Brasil.

Seu surgimento remonta os tempos dos bandeirantes, que passaram pela região rumo a Mato Grosso e Goiás, para procurar ouro. No século XIX, o surgimento dos engenhos de açúcar ajudaram no crescimento da cidade, que foi ainda mais impulsionado pelo cultivo do café, na metade daquele século. Sua história mais recente, já nos anos 80, é marcada pela chegada de indústrias de tecnologia de ponta. Essas companhias foram atraídas à cidade, devido à boa localização e por seu fácil acesso ao aeroporto de Viracopos e a outros três estados brasileiros.

Atualmente, a cidade faz parte do Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulistas. Quem visita a cidade, encontra muita área verde, conforto, história, gastronomia e eventos típicos. Saiba o que fazer no município e encante-se pela região.

Estação desativada, turismo em foco

O monumento ferroviário da antiga Estação da Cia. Mogiana, abriga, atualmente, o Centro Cultural Prof. Ulysses da Rocha Cavalcanti, a Feira de Arte e Artesanato aos finais de semana, além do passeio turístico de Maria Fumaça, considerada a principal atração turística da cidade. Durante essa programação, os visitantes têm acesso às informações históricas, como os Barões do Café, sendo apresentadas por monitores. De fácil acesso, o local está localizado em frente ao Terminal Rodoviário e entrega aos turistas muita história local e diversão com a locomotiva da Maria Fumaça. Desativada em 1970, a estação passou por restauração pela prefeitura.

Teatro Municipal Dona Zenaide

Inaugurado em 2008, no local onde foi o cinema de Jaguariúna, o teatro marcou uma conquista cultural para a cidade. Centenas de pessoas já assistiram às diversas apresentações, como música, exposições e dança. A atração turística vale a visita, sobretudo pelo espaço imponente.  O local também é palco de apresentações e seminários.  

Jaguariúna Rodeo Festival

Ressaltando a essência do sertanejo, o Jaguariúna Rodeo Festival acontece há mais de 30 anos na cidade, sendo o principal evento da região. Com rodeios e festivais de músicas, a atração reúne milhares de pessoas unidas pelo mesmo objetivo: diversão e conexão das raízes sertanejas.

Tamboré Jaguariúna

Área verde é o que não falta nesse empreendimento da Tamboré Urbanismo, com os mais de 115 mil m2. Uma das prioridades do projeto é o lazer. Há praças temáticas, lago natural, piscinas adulto, infantil e raia e quatro quadras que permitem a realização de diferentes tipos de exercícios. O clube do empreendimento  recebeu premiação internacional de arquitetura. Saiba mais sobre o Tamboré Jaguariúna.



Leia também

  • Automação residencial: saiba quais são as possibilidades

    saiba mais
  • Tamboré, o bairro da inovação e qualidade de vida

    saiba mais
  • Reserva Biológica Tamboré, uma das maiores em perímetro urbano do país

    saiba mais
  • Santana de Parnaíba: conheça os pontos turísticos da região

    saiba mais
  • Segurança é prioridade número um na Tamboré Urbanismo

    saiba mais
Compre
seu
Lote
Email
Compre seu lote
Email
\