Jundiaí: grandes empresas, áreas verdes e muita qualidade de vida
Com 431 mil habitantes e uma das melhores qualidades de vida do país, Jundiaí é uma ótima escolha para quem quer morar no interior sem ficar longe dos grandes centros paulistas.
23/11/2021 - 17h32min - Tamboré e as cidades
Viver com a qualidade de vida do interior e ainda assim usufruir com facilidade de grandes centros urbanos é o objetivo de muita gente – é uma realidade para quem escolhe morar em Jundiaí. A cidade de 431 mil habitantes está a pouco mais de 50 km da capital paulista e cerca de 40 km de Campinas. Ao mesmo tempo, reúne um importante parque industrial e está próxima a grandes áreas verdes, como a Serra do Japi, um raro remanescente da Mata Atlântica no Estado de São Paulo.
Negócios
Dona do 7º maior PIB (produto interno bruto) do Estado de São Paulo, Jundiaí tem um importante polo industrial e congrega hoje mais de 700 empresas, com destaque para as dos setores de tecnologia e logística. Mesmo com essa proximidade de grandes corporações, incluindo muitas multinacionais, o que garante a oferta de bons empregos, Jundiaí tem sido a opção de moradia para quem ainda prefere trabalhar na capital paulista ou em Campinas.
Qualidade de vida
Jundiaí é, ainda, considerada uma das melhores cidades para se viver em São Paulo e no Brasil. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, que leva em conta indicadores relacionados a renda, educação e saúde, é o quarto maior do estado. No ranking nacional, a cidade fica com a 11ª posição. Além disso, a cidade é a segunda no ranking Desafios da Gestão Municipal – DGM 2021, que avalia indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade nos cem maiores municípios brasileiros.
O município também está bem servido de áreas verdes, sendo a maior delas a Serra do Japi, com 350 km2 de área com formação original do bioma Mata Atlântica. O local abriga inúmeras espécies da flora e fauna brasileira, sendo inclusive refúgio para animais ameaçados de extinção.
Festas e turismo
Outra marca importante de Jundiaí é o título de terra da uva. Maior produtora da variedade Niágara rosada no país, a cidade realiza, desde 1934, a tradicional Festa da Uva, que busca celebrar a produção vitivinícola da cidade, com exposição de produtos e gastronomia típica, além de atrações culturais.
História
Antes da chegada dos primeiros colonizadores, em 1615, Jundiaí era habitada por indígenas, que se dedicavam principalmente à produção de milho e mandioca. A então Freguesia de Nossa Senhora do Desterro foi elevada à categoria de vila em 1655, e sua economia girou em torno de lavouras de subsistência, que abasteciam moradores, tropeiros e bandeirantes, até o início do século 19.
Nesse momento a produção cafeeira ganhou força, impulsionando a construção da Ferrovia Santos-Jundiaí, em 1867, e de indústrias na cidade. Ainda no século 19, Jundiaí recebeu novos imigrantes europeus e, já nos anos 1920 e 1930, chegaram os orientais, sobretudo japoneses, estimulando ainda mais o crescimento local.
As indústrias da cidade passaram a se concentrar próximas à ferrovia e às margens do Rio Guapeva, e um novo impulso ocorreu nos anos 1930 e 1940. A inauguração da Rodovia Anhanguera, em 1948, fez com que novas empresas viessem para a cidade, com destaque para as metalúrgicas. A vocação industrial de Jundiaí, consolidada nessa época, se confirmou, e hoje a cidade tem um dos principais polos industriais do Estado de São Paulo.
Tamboré Jundiaí
Uma cidade com tantas vantagens merece ter um Tamboré. Conheça o Tamboré Jundiaí e tenha mais um motivo para morar na terra da uva.