1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Estilo de Vida
  6. >
  7. Contato com a natureza ajuda na saúde mental
  1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Estilo de Vida
  6. >
  7. Contato com a natureza ajuda na saúde mental

Contato com a natureza ajuda na saúde mental

Loteamentos fechados em cidades distantes dos grandes centros tornam-se aliados na busca pela qualidade de vida

10/05/2021 - 11h34min - Estilo de Vida

Horas no trânsito, exposição diária a barulhos, faróis, pessoas sempre andando com pressa e filas. Essa é a realidade de mais da metade da população global, que vive em grandes centros urbanos, predominantemente tomados por prédios e casas. Nesses locais, a conexão com a natureza é um grande desafio e, para encontrar refúgio em meio ao verde, moradores precisam se locomover a parques ou até mesmo a cidades interioranas. Agitação e exposição a inúmeros ruídos, somados à má qualidade do ar, podem ser prejudiciais à saúde mental e física. Nos últimos anos, sobretudo em 2020, movidas pelo cenário pandêmico, inúmeras pessoas optaram por moradias em municípios menores e em loteamentos fechados. Entre as vantagens de residir em cidades distantes dos grandes centros urbanos, destaca-se, claro, o vínculo com a natureza e seus já comprovados benefícios. Saiba mais.

Paz, equilíbrio e qualidade de vida

Não é de hoje que há estudos sobre o impacto positivo da proximidade com a natureza. De acordo com uma pesquisa publicada na revista britânica Nature, ter contato com o verde melhora significamente o humor e a sensação de bem-estar. O resultado não poderia ser melhor. Com esse vínculo, observa-se, segundo a pesquisa, melhoras nos sintomas da ansiedade, depressão e estresse. Tudo isso graças a alguns fatores, como a redução da exposição ao ruído e ao constante barulho, além do estímulo encontrado em municípios interioranos em relação à prática de atividades físicas.

A natureza é capaz de ajudar o cérebro a se recuperar de fadiga, melhorando o desempenho e atenção em atividades cotidianas no trabalho e nos estudos. Por inspirar a paz e a calma, áreas verdes estimulam a curiosidade, o aprendizado, a memória e a prática de atividades físicas. Nas crianças, os benefícios também são destacados nos estudos, como a diminuição dos sintomas do Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA). Os pequenos também são incentivados em ambientes com contato com a natureza. Com a sensação de liberdade, eles ativam uma importante área do cérebro, recebendo um verdadeiro convite para trabalhar a criatividade.

Um outro estudo da Nature apresenta dados curiosos e muito comemorados pelo setor médico: árvores próximas de residências reduzem a quantidade de antidepressivos em pacientes que fazem o uso da medicação. Essa análise comprova a melhora da saúde mental das pessoas que têm o privilégio de estar em contato com o verde, aumentando sua qualidade de vida.

Lar em meio à natureza

A Tamboré Urbanismo entende a importância das áreas verdes e o impacto positivo gerado nessa conexão. Por isso, esses ambientes são protagonistas nos empreendimentos, trazendo o equilíbrio entre a urbanidade e a natureza. O resultado dessa junção não poderia ser melhor: loteamentos fechados com vasto paisagismo e muito lazer para os moradores. Saiba mais sobre os projetos.



Leia também

  • Entenda como as plantas podem melhorar a sua qualidade de vida

    saiba mais
  • Conheça algumas opções de plantas para enfeitar o seu jardim

    saiba mais
  • As aves de Tamboré: conheça as espécies que enfeitam os céus da região

    saiba mais
  • Dicas de iluminação: conforto e funcionalidade para a sua casa

    saiba mais
  • Saiba o que considerar no paisagismo da sua casa

    saiba mais
Compre
seu
Lote
Email
Compre seu lote
Email