1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Sustentabilidade
  6. >
  7. As aves de Tamboré: conheça as espécies que enfeitam os céus da região
  1. INÍCIO
  2. >
  3. BLOG
  4. >
  5. Sustentabilidade
  6. >
  7. As aves de Tamboré: conheça as espécies que enfeitam os céus da região

As aves de Tamboré: conheça as espécies que enfeitam os céus da região

A Reserva Biológica Tamboré abriga 121 espécies de aves, que ajudam a manter vivo um pedaço da Mata Atlântica em Santana de Parnaíba

06/07/2021 - 09h41min - Sustentabilidade

Um dos ecossistemas florestais mais devastados e ameaçados do mundo, a Mata Atlântica conta hoje com cerca de 11% da sua cobertura original. Parte desse tesouro está guardado e cuidadosamente preservado na Reserva Biológica Tamboré, em Santana de Parnaíba (SP), gerida pelo município em conjunto com a Tamboré Urbanismo. Em seus 3,6 milhões de m2, a REBio Tamboré tem, em sua fauna, 121 espécies de aves, desde aquelas que estão mais adaptadas à vida urbana, portanto podem ser vistas da cidade, até as que vivem somente no interior da floresta. Conheça algumas delas.


Tucano-bico-verde

Além do bico verde que lhe dá nome, essa espécie chama atenção pelas cores vivas da sua plumagem: o amarelo do pescoço e peito e o vermelho da barriga, contrastados com o preto das costas. Com 50 cm de altura, ele é encontrado nas áreas serranas do sudeste do país e costuma construir seus ninhos em cavidades naturais no alto das árvores. O tucano-de-bico-verde vive no interior da floresta. Embora seja mais comum avistá-lo em pares, pode também formar bandos com mais de 20 aves.


Sabiá-laranjeira

Com seu canto marcante e barriga alaranjada, em 2002, o sabiá-laranjeira foi oficializado como ave-símbolo do Brasil. Ele é um dos primeiros pássaros a cantar pela manhã e, nos períodos de acasalamento, pode começar a cantoria ainda durante a madrugada. A ave, que inspirou canções tradicionais como “A majestade, o sabiá”, de Roberta Miranda, e “Saudade da minha terra”, de Belmonte e Amaraí, também pode ser vista nas áreas urbanas.


Pica-pau-de-banda-branca

Além das listras brancas no rosto e pescoço, o pica-pau-de-banda-branca tem como forte característica a crista vermelha, que lembra o famoso personagem de desenho animado. Assim como o tucano-de-bico-verde, faz seu ninho nas cavidades das árvores. Essa espécie costuma ser encontrada em casais ou pequenos grupos.


Beija-flor-de-fronte-violeta

Esse pássaro de apenas 10 cm pode ser encontrado em florestas e jardins, exibindo sua bela plumagem verde brilhante e de cabeça azul e violeta. Na busca por néctar, ele costuma até mesmo furar as flores mais fechadas e inserir sua língua de até 4 cm para alcançar o alimento.


Saiba mais sobre a Reserva Biológica Tamboré

Além das aves, a Reserva Biológica Tamboré abriga mamíferos, répteis e anfíbios, bem como mais de 190 espécies vegetais. Leia mais sobre esse refúgio da Mata Atlântica em Santana de Parnaíba.

 


Leia também

  • Entenda como as plantas podem melhorar a sua qualidade de vida

    saiba mais
  • Conheça algumas opções de plantas para enfeitar o seu jardim

    saiba mais
  • Dicas de iluminação: conforto e funcionalidade para a sua casa

    saiba mais
  • Saiba o que considerar no paisagismo da sua casa

    saiba mais
  • 5 dicas para não errar na hora de decorar a casa

    saiba mais
Compre
seu
Lote
Email
Compre seu lote
Email